O curso tem como objetivos: formar enfermeiros especialistas na área de cuidados críticos de saúde, aprofundar o conhecimento cientifico com a finalidade de prestar cuidado de excelência ao paciente grave, capacitar enfermeiros para atuar na administração e assistência das Unidades de Cuidados Intensivos e Unidades de Emergências, promover o amadurecimento profissional dos recém-graduados para enfrentar o mercado de trabalho, aperfeiçoar as relações interpessoais para atuar em equipes interdisciplinares; proporcionar atividades da prática de Enfermagem embasada em conhecimentos técnico-científicos com elevado espírito ético e humanístico, dando-lhes segurança no desenvolvimento de suas ações cotidianas.
O enfermeiro egresso deve saber assistir o cliente adulto/idoso e seus familiares em situação crítica de saúde, atuando com assistência de enfermagem sistematizada, correlacionando conhecimentos teóricos e práticos; bom desenvolvimento interdisciplinar; facilidade no manuseio da tecnologia dura existente na unidade; postura crítica e reflexiva diante da assistência prestada.
Pontos fortes do curso:
*Primeira Residência de Enfermagem em Terapia Intensiva do Norte-Nordeste com 60 horas semanais;
*Formação de especialista no cuidado ao paciente critico;
*Capacitação com senso crítico e interação multidisciplinar;
*Gerenciamento da unidade de atuação;
*Liderança da equipe sob sua responsabilidade;
* Atuação pautada no cuidado humanizado;
* Alta qualidade na formação dos egressos e a ótima inserção dos mesmos no mercado de trabalho.

Mestre pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Pós Graduada em Terapia Intensiva e MBA em Gestão em Saúde. Atualmente é Tutora dos Cursos de Residência em Enfermagem Intensiva do Hospital da Cidade (HC), Coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa do HC e Assessora Técnica do Núcleo de Planejamento e Projetos do Instituto Sócrates Guanaes.

Curso idealizado com o propósito de capacitar e qualificar fisioterapeutas em nível de especialização, preparando-os para a prática da fisioterapia hospitalar; despertar nos profissionais a importância do atendimento ético e humanizado dos pacientes hospitalizados; correlacionar o conhecimento teórico com o prático, fundamentado em estudos técnicos-científicos, proporcionando aos fisioterapeutas segurança no desenvolvimento de suas ações cotidianas. Os egressos do Programa deverão ser profissionais capazes de correlacionar o conhecimento teórico com o prático e de oferecer ao paciente uma assistência humanizada, segura e atualizada, no contexto do Sistema Único de Saúde-SUS.
Pontos fortes:
- 13 anos de experiência no programa de residência em fisioterapia hospitalar;
- Atividades práticas supervisionadas por preceptores com alta capacitação e especialização reconhecida pelo conflito;
- Caráter de aprendizagem multiprofissional – treinamento em serviço concomitante com outros programas de residências médicas e de enfermagem;
- Aulas teóricas e práticas no campo prático;
- Discussão de artigos científicos atualizados;
- sessões de discussão de caso clínico multiprofissional.