Gente, no período de festas e confraternizações por vezes há um consumo excessivo de alimentos ricos em açúcares, gorduras, corantes, conservantes, preparações fritas, enfim… e esse período não acabou, o carnaval está aí. É importante consumirmos alimentos que sejam fontes de nutrientes, nutrindo nosso corpo, auxiliando no seu adequado funcionamento e no processo de desintoxicação.

Segue uma lista com alguns alimentos desintoxicantes, antioxidantes e anti-inflamatórios:

  • Abacaxi: é rico em vitaminas e minerais que tem efeito diurético; possui uma enzima que facilita a digestão, especialmente de proteínas (carnes);
  • Maçã: rica vitaminas do complexo B, C e E. Possui na casca pectina, uma fibra solúvel que auxilia no controle da glicemia, redução do colesterol, além de servir como alimento para as bactérias intestinais;
  • Limão: é rico em vitamina C, uma vitamina antioxidante que combate os radicais livres. Auxilia também na restauração do equilíbrio do pH do organismo, beneficiando o sistema imunológico;
  • Alho: fortalece o sistema imune. A presença do enxofre, ajuda a desintoxicar e a combater infecções bacterianas;
  • Gengibre: é um ótimo estimulante para o sistema imunológico, tem ação antioxidante e anti-inflamatória. Auxilia também no combate de náuseas;
  • Agrião: é rico em vitaminas do complexo B, zinco, potássio, vitamina E e vitamina C, além das propriedades diuréticas naturais que ajudam na eliminação de toxinas para fora do corpo;
  • Açafrão: a curcumina, propriedade funcional do açafrão é uma substância anti-inflamatória e antioxidante. Para se beneficiar dessas funções, o açafrão deve ser adicionado aos alimentos ao final das preparações;
  • Chá Verde: rico em flavonoides, catequinas e cafeína. Tem efeito antioxidante e anti-inflamatório;
  • Chá de Hibiscos: possui diversas substancias antioxidantes, como os flavonoides. Tem ação diurética;

Essas foram algumas dicas. Tenha o seu nutricionista para te orientar.