O colesterol é componente da estrutura das membranas celulares, é importante para a produção de hormônios sexuais, ácidos biliares, vitamina D e para o bom funcionamento cerebral e cognitivo.

O corpo produz cerca de 80 a 90% do colesterol total, sendo apenas 10 a 20% proveniente da dieta.

Tipos de colesterol:

HDL: Conhecido como o bom colesterol porque transporta o colesterol do sangue para o fígado para que seja reutilizado ou excretado;

LDL: conhecido como o mal colesterol porque transporta o colesterol do fígado para o corpo e diversos tecidos. Uma parte do LDL esta suscetível a oxidação e glicação o que pode torna-lo prejudicial. Ele se oxida na presença de processos inflamatórios, como por exemplo na presença de resistência à insulina.

Triglicerideos: produzidos no fígado por excesso de carboidratos que são armazenados na forma de gordura no tecido adiposo ou depositado nas artérias.

Durante muito tempo considerou-se que o consumo de colesterol através da alimentação provocava aumento do colesterol sérico, portanto as recomendações eram para diminuir ou evitar o consumo de alimentos fontes em colesterol. Porém, atualmente sabe-se que o colesterol alimentar tem pouca influência no colesterol sérico, pois o organismo, ao ter mais colesterol fornecido endogenamente, diminui o colesterol produzido no fígado.

Sabemos também que os grandes responsáveis pela obesidade e doenças cardiovasculares são o consumo excessivo de carboidratos e óleos refinados e não o consumo de ALIMENTOS NATURAIS que naturalmente contém colesterol e gordura saturada. Claro que não devemos ter um grande e exagerado consumo destes alimentos, eles devem ser consumidos de forma moderada.

O colesterol é importante para o nosso organismo e precisamos dele. Devemos ter um olhar crítico em relação a tantas informações midiáticas que encontramos hoje, inclusive de interesse industrial.

A dica de ouro é: Mantenha uma alimentação EQUILIBRADA, coma comida de verdade e pratique atividade física.

Procure um profissional para orientá-lo.

 

Ana Amaral – Nutricionista