Quem nunca ouviu aquela bela frase “Os olhos são a janela da alma”.
Tão verdadeiro!
Mas por vezes nos preocupamos com cabelo, unha, pele, emagrecimento…. E com os olhos?

Você sabia que existem nutrientes importantes para a saúde dos olhos? 👀
Alguns nutrientes, como a vitamina A, C, E, ômega-3, luteína e zeaxantina são essenciais para prevenir doenças e problemas de visão como olho seco, glaucoma, degeneração macular e para manter a saúde dos olhos.

Segue alguns alimentos que são fontes destes importantes nutrientes acima citados:

• Alimentos fontes de luteína e zeaxantina: vegetais de folhas verde escuras, como couve e espinafre e gema de ovo;
• Alimentos fontes de vitamina A e betacaroteno: cenoura, mamão, abóbora;
• Ômega 3: semente de linhaça, chia, salmão, sardinha, atum;
• Vitamina C: laranja, acerola, goiaba, pimentão amarelo. Para melhor aproveitamento da vitamina C a dica é consumir o alimento in natura, pois essa vitamina pode se perder durante a cocção, então uma alternativa é reutilizar a água de cozimento e no caso do suco de fruta, ingerir o suco logo após o preparo;
• Alimentos fontes de Vitamina E: castanhas, nozes, amendoim, semente de girassol, grãos integrais.

Estes nutrientes são também importantes para prevenir outras doenças que podem afetar a visão, como diabetes e pressão alta.

Ana Amaral – Nutricionista